A troca de óleo de um veículo é tão importante quanto os cuidados do motor. Para que todo o sistema não seja danificado é preciso trocar o óleo e o filtro exatamente no prazo fornecido pelo fabricante. A conta pode ser feita através das quilometragens rodadas ou por tempo, depende da frequência de uso do carro, caso o motorista desrespeite o prazo, o óleo poderá se transformar em uma espécie de borra escura danificando todo o motor.
Especialistas revelam que o uso de um veículo todos os dias com velocidades abaixo de 60 quilômetros por hora, no tempo de 15 minutos é considerado uso severo, ou seja, deve se respeitar rigorosamente o prazo de troca do óleo. Já aqueles que utilizam carros com velocidade acima dos 60 e por tempo maior, podem demorar um pouco mais na manutenção.
Troca de óleo em carro
Muitos motoristas esquecem ou não sabe que a cada troca há a necessidade de renovar o filtro de óleo. A filtragem é realizada por papel, semelhante ao coador de café, em um motor 1.0, passa cerca de 20 litros em 5 quilômetro, por isso a troca é recomendada.
Troca de óleo em moto
No mercado existem dois tipos de óleo mineral e o sintético. Destinados ao mesmo objetivo deve ser usado de acordo com as exigências dos fabricantes. Há os veículos que possuem melhores desempenhos com sintéticos outros com o natural, mas nunca misture os dois tipos. Ao trocar o óleo caso não saiba a marca utilizada na manutenção anterior, não se assuste, não há problemas em misturar marcas. Porém deve conter os mesmo princípios.
Quando a luz do painel indicador do óleo ascender, o mais indicado é desligar o carro chamar socorro e procurar atendimento especializado. Só após solucionar o problema dê partida novamente.