Com intuito de poluir menos, os carros movidos à eletricidade ganham cada vez mais espaço no mercado. O termo ‘carro elétrico’ é utilizado para definir vários tipos de tecnologias criadas para abastecer veículos ecológicos. Existem também, os veículos chamados de híbridos, que além de usar a eletricidade, usam outros tipos de unidade de combustão.
Recentemente, o Brasil teve uma importante experiência no ramo dos veículos com combustível alternativo. Um carro movido a azeite de dendê saiu da Bahia e foi até o Peru, percorrendo mais de 12 mil quilômetros. Esse projeto elaborado por alunos da Universidade Federal da Bahia (UFBA) em conjunto com uma empresa de automóveis.
Foram usadas duas caminhonetes, a primeira movida a diesel e a segunda com biodiesel fabricado 100% de azeite de dendê. Com isso, os pesquisadores comprovaram que o dendê rende mais que a soja, quando assunto é biodiesel. A soja gera 400 litros de óleo por hectare plantado, enquanto o dendê gera quatro mil litros no mesmo espaço.
A bateria é responsável pela energia que acende as lanternas, liga o carro e mantem o som ligado. Sua vida útil é de quatro anos
Os veículos que usam, exclusivamente, a energia renovável atingindo a taxa zero no índice da poluição. Além disso, esses veículos são multienergéticos, gerando várias formas de recarregar sua bateria como energia elétrica, hidrelétrica, eólica, entre outras.
O funcionamento de um carro elétrico dá-se ao regulador de motor, baterias e motor elétrico. Este regulador recebe a energia, que repassa ao motor. O pedal de aceleração, quando acionado, transmite um sinal para os resistores variáveis acionando o consumo de energia estabelecida no grau de inclinação deste pedal.
Para prolongar a vida útil da bateria do seu carro não dê partida com o rádio ligado e as lanternas acesas
As baterias ecológicas possui vida útil de quatro anos e atinge um limite de 100 km rodados, seu tempo de recarga é de quatro horas. As montadoras reclamam que, no Brasil, os incentivos à produção dos veículos sustentáveis são precários. Em maio de 2010, foi criado um projeto de ação para alavancar as indústrias de veículos ecológicos.
A China, Japão, Índia e Itália são os únicos países que produzem automóveis 100% elétricos a preços razoáveis.