O setor automobilístico tem ganhado força no mercado comercial brasileiro devido as facilidades de pagamento na hora de comprar um carro. Alguns tipos de manutenções, consertos e até revisões devem ocorrer constantemente beneficiando os setores que prestam este tipo de serviço. Os autos elétricos, por exemplo, tem sido uma grande oportunidade de negócio para quem deseja aproveitar o bom momento. Assim como o alimento, a sociedade já não vive sem a tecnologia automobilística para se locomover.
A primeira coisa a fazer é o planejamento do negócio. Pesquisas sobre às auto elétricas existem na cidade e posteriormente próximo ao ponto de comércio almejado, clientela dos futuros concorrentes, produtividade, produtos mais procurados e todas as informações que achar interessante para atender da melhor maneira o cliente. Todo o tempo gasto nesta pesquisa qualitativa será a certeza do sucesso do empreendimento.
Invista em uma fachada limpa e clara com o nome e contato
Agora pense no capital que será aplicado, no quadro de colaboradores, feche a localização do ponto comercial e os produtos e serviços que serão oferecidos. Elabore um plano de negócio, onde serão relatados todos os objetivos, justificativas, análises obtidas nas pesquisas e tudo que seja gasto, desde o valor dos balcões, ferramentas, cadeiras e produtos. Regularize a documentação necessária junto aos órgão públicos, como prefeitura, receita e outros.
Ao começar a atender os clientes, seja por telefone ou pessoalmente, realize os cadastros. Não deixe de anotar os contatos, nomes e e-mails, essas informações ajudaram no marketing publicitário da empresa mantendo sempre uma cópia de segurança, esta lista é preciosa.
Mantenha funcionários especializados no assunto
Todos consumidores analisam as possibilidades de entrar em um estabelecimento pela estética do local. Geralmente, dão preferência para locais bem organizados e limpos. Mantenha sua loja sempre bem cuidada, com a limpeza e organização diária em dia. Os uniformes dos funcionários reafirmam a imagem de uma empresa organizada e responsável.
Mantenha uma sala específica para negociações, cada cliente deve se sentir exclusivo. Treine seus colaboradores para atender de forma distinta todos eles, apresentando qualidade não só no serviço e nas peças.