Os aeroportos devem compor de áreas de pouso e decolagem das aeronaves, uma torre de comando onde são transmitidas todas as coordenadas aos comandantes e pilotos, área resevada aos aviões estacionados e o terminal de passageiros onde são realizados as compras de passagens, check in, despacho de bagagens e outros.
O porte dos aeroportos é determinante na hora de elaborar o projeto. As cidades grandes possuem os maiores de todo o restante das cidades onde existem conexões aéreas. As pistas de pouso e decolagem devem ser de acordo com a demanda e a incidência dos aviões que descem e sobem.
Área de estacionamento para os aviões
Feitos de asfalto e concreto, as pistas não podem apresentar nenhum tipo de inclinação ou defeito. Em cada região existem suas características climáticas, o que também influencia na hora de definir as posições da pista e torre.
A torre de controle deve estar localizada em local estratégico para que a visão abranja todas as dependêcias
No céu, o transito é semelhante ao da terra e é por isso que as torres de controle existem, para evitar acidentes. Cada avião precisa de autorização para passar sobre um determinado local em uma determinada altura. Isso também é chamado de cotrole de tráfego.
Veja mais detalhes sobre o aeroporto de Uberaba.Existem três tipos de aeroportos:
Todos estes podem ser exercidos em um mesmo local, mas precisam prezar pela localização, tanto pela área onde é quanto pelos outros aeroportos na mesma região; os serviços prestados, qualidade e tamanho da pista, dos terminais de passageiros e cargas; e se atentar aos fatores econômicos que afeta diretamente aos bolsos dos consumidores e contratantes dos serviços.