Para se trabalhar com vigilância é preciso ter, no mínimo, experiência de defesa pessoal ou saber manusear armas de fogo. Uns dos principais trabalhos de vigilância são realizados a noite, são os vigias noturnos. Requisitados pelos comércios, são eles os zeladores pelos patrimônios alheios.
Estes também podem ser encontrados em residenciais ou condomínios. Para ajudar nas rondas periódicas, existem câmeras de segurança que podem alertar a várias situações e evitar frustrações de roubo, antecipando a ação e deixando-o em alerta. Esses equipamentos são interligados a um sistema de TV, que juntamente com cercas elétricas, anunciam um intruso.
Câmeras de segurança
Em tempos que só se veem notícias de uma sociedade violenta na televisão e mesmo em cidades pequenas, esse é uma área do mercado de trabalho sempre em ascensão. Existem vários tipos de empresas que se especializam nestes serviços, como os de caixa forte, ou seja, saem para recolher o financeiro do dia de grandes lojas para levar, em segurança armada, até o banco correspondente.
Geralmente, estes cargos são ocupados por homens, pois se precisa usar de força bruta. Porém é possível perceber que o perfil feminino tem se enquadrado para várias atividades que demanda atenção e detalhes.