O meio ambiente é tudo aquilo que está presente na Terra de seres vivos e não vivos. As influências que cada espécie sofre no ecossistema juntamente com a hierarquia da fauna e flora são pertencentes ao ambiente.
A Terra é composta pela litosfera (rochas), hidrosfera (água), atmosfera (ar) e biosfera (vida). São estes os temas de estudos em disciplinas apresentadas nas formações básicas e para pesquisadores específicos como a geografia, geologia, física, química, matemática e outras.
Com as ações do homem sob o meio ambiente, para sobreviver ou construir moradias, esse habitat natural começou a ser devastado. A inteligência humana foi capaz de criar ferramentas simples que ajudaram a esculpir pedaços de madeira para virar uma casa ou martelos para caça.
Ação educativa realizada no dia do meio ambiente
A evolução do desmatamento seguiu rentes as evoluções da inteligência, que criou produtos tecnológicos e desenvolveu ambições diante os recursos naturais que deveriam ser usados somente pela sobrevivência. O lucro financeiro nem se compara aos resultados desta grande devastação que tem causado tantos problemas aos próprios homens como, por exemplo, o aquecimento global.
Os desmatamentos têm ocorridos por diversos motivos como a venda das madeiras e para a criação de bovinos. Estes são os dois maiores causados do efeito de aquecimento global. Estudos que relatam sobre a criação pecuária ser o principal agravante do efeito estufa já foram publicados. A ação é cumulativa, ou seja, emissão de gases ruim para o ecossistema, degradação do solo e dos recursos híbridos.
Para tentar baixar os níveis de poluição urbana com produtos recicláveis e não recicláveis ações de conscientização são realizadas durante todos os anos para tentar educar os cidadãos de todo o mundo. A reciclagem é a principal moeda destes ativistas. Materiais com a lata de alumínio podem ser recicladas ser perdes as propriedade do metal, o vidro junto à outros também podem se tornar um novo objeto.
Os desperdícios de uma comunidade consumidora e capitalista também é outra preocupação de estudiosos dos recursos naturais. O principal alerta é emitido em relação à água potável. Torneiras pingando, chuveiros aberto o tempo todo durante o banho, desperdício de energia e várias outras ações irresponsáveis pode deixar para suas futuras gerações um mundo impróprio para habitação.