A mecânica industrial abrange qualquer manutenção dos maquinários e sistemas. O mercado de trabalho para este profissional é vasto, visto que, uma indústria não pode se privar deste colaborador. É ele o responsável pelo bom funcionamento, ou seja, toda a produção depende de certa forma, de sua mãe de obra.
Um bom mecânico industrial deve dominar as áreas de ferramentas, pneumática, hidráulica, elétrica, eletrônicos, sistemas de controle e todos os dispositivos envolventes. Podem atuar em seguimentos como automobilísticos, transportes públicos ou privados, indústrias de alimentos, farmácia, solda e qualquer outro setor industrial.
O mecânico também poderá exercer a atividade de inspetor e deverá compreender com clareza os desenhos técnicos, identificar qualquer tipo de material, manusear com segurança e operar qualquer maquinário. OS reparos realizados devem ser deixados de forma que possam ser usados a qualquer momento.
As oportunidades de formação nesta área profissional são inúmeras, uma delas é o curso técnico de mecânica industrial oferecido pelo SENAI (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial) gratuitamente. Quem já tem certeza do que quer pode optar por outros aprendizados, a nível superior no curso de engenharia mecânica industrial, oferecidos em universidades federais e privadas.
Mecânica industrial no exército americano
Os trabalhos mais frequentes são os de manutenção, seja corretiva, preventiva ou de melhoria nas condições de trabalhão referentes aos equipamentos utilizados na produção. O profissional designado para esta função deve ter atenção redobrada aos detalhes, encontrando sempre a melhor solução e mais barata.
Os engenheiros da manutenção trabalha com os possíveis erros ainda no projeto, chamada de manutenção preventiva. São eles que dão treinamentos para manutenções específicas. Todos os trabalhadores exercem suas funções com equipamentos de segurança e seu trabalho deve resultar na segurança dos outros funcionários.
As manutenções são: reativas, quando só é consertado quando o equipamento estraga de vez; preventiva, varredura periódica para evitar maiores problemas de falhas como lubrificação e alinhamento; centrada, quando a manutenção é usada para melhorar o desempenho e não só deixá-lo do mesmo nível de produção.
Todas estas são importantes por serem responsáveis por 50% a mais da vida útil dos maquinários. Além das indústrias que compram estes maquinários, os fornecedores tem se preocupado em pesquisar os erros mais incidentes para corrigi-los e assim oferecer um produto cada vez melhor.