O termo chaveiros oferece dupla interpretação. De um lado, o chaveiro como um objeto para enfeitar e suportar o molho de chaves, do outro, o profissional que trabalha na confecção das chaves. Hoje, nosso objetivo é destacar este profissional e seu trabalho.
As primeiras fechaduras e, consequentemente, suas chaves surgiram para evitar que ladrões usufruíssem de bens alheios e garantissem segurança às pessoas, que já estavam escassas a tantos furtos. Como a demanda de chaves e fechaduras aumentava a cada dia, foi necessário o empenho de algumas pessoas para tal função, a partir daí surgiram os primeiros chaveiros.
Nos dias atuais, este trabalho é imprescindível. O chaveiro geralmente trabalha sozinho e seu equipamento pode ser montado em qualquer ambiente, inclusive em sua própria casa. Quem ainda não precisou, com certeza, irá precisar deste profissional para auxiliar em momentos inesperados, como quando quebramos ou perdemos a chave de casa, do carro, etc.
Ao solicitar os serviços do chaveiro à domicílio, uma taxa extra será cobrada
A perda ou a quebra de uma chave pode acontecer durante a noite. Para isso, existe o chaveiro 24 horas, verdadeiro pronto socorro de chaves e de almas aflitas. Ser chaveiro é conhecer segredos, é merecer do cliente confiança total, pois além da família, é ele quem põe a mão nas chaves. Apesar das novas tecnologias este trabalho é manual e necessário e a busca por ele é constante.