Logística são a parte da empresa que cuida dos setores de administração, marketing, contabilidade, recursos humanos e todas as ciências sociais existentes dentro de uma empresa. No senso comum, logística é somente, aquele que gerencia a compra e venda dos materiais, planejamento, armazenamento, transporte e distribuição da produção, além das informações quem envolvem todos estes processos.
O armazenamento dos produtos fazem parte da logística
A palavra logística é de origem grega e significa contabilidade e organização financeira. A evolução tecnológica impulsionou este a logística nos aprimoramentos das prestações de serviços. A exigência do cliente e o e-commerce (vendas online) trouxe um novo olhar para as empresas físicas. Rapidez, eficácia e qualidade de atendimento e produto passaram a se chamar de logística integrada.
O transporte é de responsabilidade da logística de uma empresa ou companhia
Diante destes quesitos, a logística está dividida em dois grupos. O primeiro define as atividades prioritárias, que são: transporte, estoque e pedidos; o segundo dita as ordem que segue abaixo, na hierarquia, são: armazenamento, manuseio, embalagem, compras, programas e sistemas de informação e produtos.
Seja qual meio de transporte for, o produto deve chegar ao cliente com rapidez e com a mesma qualidade
Para se trabalhar no mercado, em logística, existem cursos de formação técnica, superior e até pós-graduação. Este irá aprender cada processo na teoria e prática, além de como gerenciar os custos previstos e não previstos da empresa.