Quem não gosta de abrir o guarda-roupa e vislumbrar roupas lavadas, perfumadas e passadas. O papel de lavar e passar, que era exercido pela mulher estão com os dias contados. Elas estão cada vez mais inseridas no mercado de trabalho e não tem mais "tempo" para os afazeres domésticos.
Para ajudar nesta tarefa, existe hoje um serviço especializado capaz de satisfazer a clientela mais exigente: as lavanderias. A primeira lavanderia foi fundada pelo engenheiro Othon Barcellos Corrêa Sobrinho, projetada para atender o mercado de limpeza de roupas domésticas.
As lavadeiras começaram a desempenhar seu papel há muitos anos. Este papel era somente das mulheres, que faziam o serviço de lavar as roupas e entregá-las limpas e passadas. Um trabalho manual e primitivo, porém, com o tempo, começaram a existir os estabelecimentos que reuniam pessoas para que lavassem e passassem as roupas.
Muito usadas nos EUA, o Brasil também aderiu às autolavanderias
Essas lavanderias ganharam reforço tecnológico e máquinas, específicas para cada função, são usadas com frequência. Nos dias atuais, as lavanderias são estabelecimentos industriais onde se lava e se passa, tanto peças de cama, quanto do vestuário masculino ou feminino, com peças delicadas ou não.
Existem, ainda, lavanderias particulares que estão localizadas em residências, usadas somente para o autoconsumo. Em algumas cidades existem as lavanderias públicas, onde fazem apenas o processo de lavagem, cobrando bem menos pelo serviço.
Na Bahia, lavanderias comunitárias já foram intaladas para uso da população mais carente
Para se abrir uma empresa de lavanderia é preciso cumprir alguns procedimentos, dentre eles:
- Fazer uma consulta comercial com a Secretaria Municipal de Urbanismo e destacar os interesses propostos para a abertura de tal estabelecimento
- Realizar o arquivamento do contrato social de declaração da empresa individual
- Solicitar CNPJ
- Solicitar a inscrição estadual
- Pedir alvará de licença e registro
- Matricular-se no INSS
- Emitir certidão de uso do solo
- Requerer alvará sanitário e
- Cadastro na Previdência Social.
Nos dias atuais, com a era digital, existem muitas empresas que usam a internet como forma de divulgação de seus serviços. As lavanderias não estão de fora do comércio virtual. Para quem se interessa pelo ramo, vale uma dica: investir em divulgação, principalmente em sites e redes sociais, onde os custos de investimento são bem menores. Inúmeras empresas crescem em decorrência do alto investimento em publicidade, pois com uma boa propaganda, direcionada para seu público-alvo, a empresa tem mais chances de ser conhecida.