É muito comum, hoje em dia, pedir dinheiro emprestado. Contudo, conhecer esse universo ou pelo menos conhecer quem conheça é fundamental. As financeiras são instituições cuja finalidade é disponibilizar capitais financeiros próprios ou de terceiros. Elas obedecem a uma relação de custo, risco e prazo que atende aos objetivos propostos por seus patrocinadores ou investidores.
As novas cédulas foram criadas com novos dispositivos contra falsificação e para facilitar a vida dos deficientes visuais na hora de pagar
Quando se procura a palavra financeira em um dicionário, a tradução mais objetiva é: "Empresa de crédito autorizada oficialmente a trabalhar na área de financiamento." Estas fundações operam realizando negociações com os interessados e administrando prazos e taxas, fazendo assim, com que as negociações se tornem reguladas pelas próprias regras das financeiras.
Além disso, as financeiras disponibilizam empréstimos com o intuito de alavancar seu capital, pois cobram taxas. Estes valores dependem do contrato, da empresa e da pessoa que está fazendo a aquisição do serviço. Dentre os serviços feitos em uma financeira estão o empréstimo e as aplicações financeiras.
O que é empréstimo?
É um tipo de dívida, onde o preço de pagamento varia com o serviço de empréstimo e os fatores impostos pelo credor. A quitação é feita mensalmente e aumentam pelos denominados juros da dívida. É necessário destacar que é muito importante a responsabilidade de tal contratação caso exista um excesso de empréstimos, denominado sobre-endividamento. Muito comum em sociedades altamente consumistas.
Consumo é quando se compra o necessário. Consumismo são as compras supérfluas, considerado doença da sociedade atual
Com o mal uso de cartões de crédito, empréstimo e créditos antecipados, as pessoas que não possuem previsão de dívida, desencadeia a falência pessoal. A dica para que isso não ocorra é manter, tais dívidas, em apenas 50% de suas rendas mensais.
O que são aplicações financeiras?
As aplicações financeiras ou investimentos financeiros são aplicações de capitais ativos que tem a intenção de ampliar seus valores. Para fazer este procedimento existem alguns riscos, para minimizá-los é necessário se informar sobre o tipo de aplicação e a instituição financeira.
Dentro destas aplicações existe um fundo de investimento, que é um valor recalculado diariamente. O aumento ou diminuição variam de acordo com os rendimentos dos ativos financeiros, que compõe esse fundo. Estes fundos são fiscalizados pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM).
Quais os principais tipos de aplicações financeiras disponíveis?
Os principais tipos de aplicações financeiras disponíveis são a poupança, o certificado de depósito bancário (CDB), os fundos de investimento e o RDB que é o depósito bancário.