Os engenheiros civis colocam em prática projetos de construções, seja pontes, prédios, casas ou condomínios. Muitos destes profissionais são associados a arquitetos, pois são eles que realizam todos os cálculos das plantas e, se possuir um design, especialista em construções, o projeto sairá esteticamente evoluído.
O papel de um engenheiro civil dentro do canteiro de obra é programas, coordenar e cobrar a evolução do serviço. Fora deste território ele também poderá ficar responsável pelas finanças, como compra do material necessário para levantar o empreendimento e antes disso, pelas cotações de orçamentos. Além de levar para aprovação na Prefeitura e em todos os órgãos responsáveis.
Maquete produzida por engenheiro
Para quem desejar ingressar neste mercado de trabalho é necessária a formação superior, ficando mais qualificado com especializações em alguma área. Nas universidades o estudante irá aprender disciplinas referentes à matemática e física:
- Desenho técnico;
- Contabilidade;
- Topografia;
- Isotermia e impermeabilização;
- Terraplanagem;
- Compactação;
- Pavimentação e vários outros fundamentos.
Realização da análise do terreno e topografia
Com a duração de 10 períodos, ou seja, cinco anos, o aluno poderá escolher se deseja estudar em período matutino, vespertino ou noturno, devendo escolher dois deles. Logo após sua formação, este estará apto para construir terminais aeroportuários, heliportos, rodovias, pátios, planejar vias urbanas, etc.