O despachante tem a função de enviar documentos e mercadorias para pessoas e empresas em qualquer parte do país e combinar uma série de qualificações, atributos e tarefas, dentre elas:
- Representar o cliente junto a entidades públicas e privadas
- Dar seguimento a negócios
- Despachar mercadorias
- Ser dinâmico e ativo
- Ter muita experiência burocrática
- Entender da legislação, entre outros.
Existem vários tipos de despachantes, os mais conhecidos são: despachante aduaneiro, documentalista e de trânsito.
O despachante aduaneiro tem a função de formular declarações para alfândega de importação e exportação, que é a proposição do destino a ser dado aos bens ou mercadorias, inclusive bagagem de viajante.
O despachante de documentos, como o próprio nome diz, tem a função de cuidar e enviar documentos aos devidos receptores. Dentre os documentos que estes profissionais se propõem a administrar, os documentos de veículos são os que mais necessitam de tal desempenho.
O despachante de trânsito representa o cliente junto a órgãos e entidades competentes e tem a função de solicitar a emissão de documentos de pessoas físicas ou jurídicas, de bens móveis e imóveis entre outros.
Serviços prestados por despachantes documentalistas são regidos pela Lei Federal Nº 10.602
O que é necessário para abrir um despachante?
- É necessário para desempenhar o papel de despachante, prestar um concurso nas Secretarias Estaduais da Fazenda e assim obter uma autorização.
- Saber que se trata de uma empresa cujo setor de economia é terciário e o ramo de atividade é prestação de serviços.
- A estrutura do ambiente que será aberto deve conter um ponto comercial de 20m2, onde você abrirá seu escritório. Uma boa localização, em uma rua movimentada, para desenvolver as atividades é bem vinda.
- Os equipamentos básicos são: máquinas de escrever, computadores, arquivos de aço, mesas, balcões, telefone e fax. O mínimo de pessoas trabalhando são duas, no caso, o despachante e o ajudante.
- A alma de qualquer estabelecimento é a divulgação, caso seja esse seu interesse, faça várias publicações em jornais, revistas e invista em propagandas que convençam aos interessados que sua empresa é a mais conceituada e melhor para desempenhar o papel de despachante.
- Executar bem o trabalho, com serviços rápidos e bem feitos. O despachante também pode prestar outros serviços como a fotocópias e impressões oficiais, que são de suma importância.
São necessárias algumas providências relacionadas à legislação específica tais como: Registro na Junta Comercial, na Secretária da Receita Federal, na Secretária da Fazenda, na Prefeitura Municipal, no INSS e no Sindicato Patronal. Além disso, depois de todos esses documentos, é necessário fazer consulta ao PROCON para adequar os produtos ás especificações do Código de Defesa do Consumidor.