A dedetização é o processo de eliminação de pragas presentes em ambientes ou até em lavouras. Neste processo são usados inseticidas adequados ao tipo de praga incidente. Os primeiros venenos para exterminar estes indesejáveis foram de origem natural, ainda utilizado são o mercúrio, arsênio, nicotina e tabaco.
A indústria química desenvolveu outros tipos de inseticidas para substituir em níveis, para mais fortes ou mais amenos, a potência destes venenos. Chamado de DDT, o primeiro inseticida foi criado após a segunda guerra mundial. O processo de eliminação de animais considerados pragas nos ambientes foi chamado de "dedetizar", hoje o português correto é o desinsetizar.
Cada local e tipo de praga requerem métodos distintos para sua execução, além da mão de obra qualificada, pois se usado demais, qualquer inseticida, pode fazer mal à natureza e ao meio ambiente. Confira as técnicas de aplicação:
Gel: aplicada com uma pistola, semelhante à de cola quente, o gel é depositado em lugares estratégicos, voltados para baratas e formigas. O extermínio ocorre pela atração que o produto causa nestas pragas. Guiados pelos instintos eles consomem o inseticida e morrem em seguida.
Atomização: usada pelo poder público municipal para exterminar o mosquito transmissor da dengue, este é utilizado o motor de automóvel. Assim o produto é expulso e propagado pelo ar. Para inseticidas líquidos.
Inseticida aplicada no método atomização
Polvilhamento: Excepcionalmente usado para inseticidas em pó, o próprio nome do método sugere como é a realização da eliminação das pragas.
Avião usado para eliminar pragas no modo polvilhamento
Pulverização: consiste na diluição do produto em água é a técnica mais antiga e ainda utilizada. O objeto utilizado oferece uma minitanque com uma alavanca que, quando acionada, expele o produto de forma espalhada. Para inseticidas líquidos.
O uso incontrolável de qualquer inseticida podem trazer danos à saúde humana e ambiental. Para que nenhuma acidente tóxico ocorra é necessário seguir as orientações presentes no rótulo do produto, que são:
- Objetos de aplicação em estado impecável de uso, sem risco de vazamentos;
- Prestar atenção nas embalagens, onde guardar e com o descarte;
- Entre outros.
A desratização é o extermínio específico de ratos.