A inspiração para criar o xerox surgiu a partir da fotografia, onde eram reveladas em processo químico, mas essa invenção se deu a partir da eletrostática (estudos referentes a eletricidade em equilíbrio). O desenvolvedor do protótipo da máquina copiadora foi o americano, Chester Carlson, que deu o nome de xerografia.
A primeira cópia foi feita em 22 de outubro de 1938, após noites estudando teorias de métodos de reprodução de imagens. Neste processo, ele descobriu que o licopódio, um tipo de pó, grudaria no papel guiado pelo outro impresso, sob uma luz intensa.
Máquinas de xerox
Na época, o papel carbono atendia as necessidades com satisfação, portanto este invento afundou. Após ouvir 20 “nãos” das empresas e indústrias, em 1944 o Beattlelle Memorial Institute o contratou para alinhar e desenvolver melhor sua ideia, desta vez com recursos apropriados foi chamado de eletrografia.
Uma das primeira estações de trabalho de xerox
Em 1947, o instituto fechou parceria com outra empresa dedicada na fabricação de papeis fotográficos, Haloid. Logo iniciou a comercialização de uma máquina feita com base no protótipo, o que fez obter todos os direitos autorais.
Com o sucesso das modificações, o nome dado até o momento teve de ser mudado. Estudos realizados por professores de linguísticas juntaram as palavras “sexo” e ”escrita” resultando na xerografia. Em 1949, as primeiras copiadoras chegaram às prateleiras e a empresa mudou seu nome, passando para Haloid Xerox Inc.
Impressão em papel especial
Novamente, a empresa modificou seu nome para Xerox Comporation, pois em 1959 um novo modelo da copiadora revolucionou o mercado, a Xerox 914. Em 1962, outro modelo foi lançado e este foi o sucesso de vendas para as pequenas, médias e grandes empresas.
Cópias em tamanhos diferentes
Abrigada na Califórnia, o Centro de Pesquisa Xerox criou as primeiras interfaces de computadores, mas sem muito resultado por ser lentas e caras. Fundador da Apple, Steve Jobs desenvolveu outras máquinas de computadores mais baratas do que os testes. E após as experiências no centro de estudo, a empresa Xerox não ousou em intervir nas criações, que partiram dela.