O consórcio é utilizado pela maioria dos brasileiros que desejam algum bem de valor alto ou baixo. Este sistema pode ser organizado por grandes empresas assim como um grupo de amigas que desejam acumular certa quantia para retirar vários produtos de beleza de uma só vez. Os consórcios são realizados com mais frequência para retiradas de automóveis, podendo ser feito diretamente nas concessionárias. O grande problema deste método é a espera para efetuar retirada, a cada mês do período vigente das parcelas, uma pessoa do grupo é sorteada e contemplada com o carro.
O consórcio mais frequente são feitos para aquisição de carros
O grupo é fechado previamente de acordo com o valor a ser parcelado, as pessoas pertencentes podem ser de ordem física ou jurídica. Outra forma de contemplação antecipada é o lance, caso tenha disponibilidade financeira, dê uma valor maior aos outros para que possa sair na frente com o bem desejado.
Para definir e separar os consórcios existe dois tipos: os do grupo homogêneo, quando o valor total é o mesmo e, geralmente são o mesmo bem; e o grupo misto, definido por valores distintos de cada membro do conjunto e, geralmente, o objeto de desejo não é o mesmo, ou alguns inferiores aos outros.
Hoje, são realizados consórcios de casas, apartamentos e terrenos
Se desejar fazer um consórcio saiba que não é só você o avaliado pela prestadora de serviços, fique atento as regras e normas. Confira algumas dicas para não cair no conto do vigário:
- É de praxe já estar determinado o número limite para um grupo de consorciados, porém o Banco Central do Brasil determina que completados 70% de todo o conjunto, já pode dar início as parcelas e os sorteios.
- Caso haja erro de cálculo na administração das prestadoras de consórcio, ela não deve deixar passar nenhum prejuízo ao consorciado.
- O cliente pode mudar o valor da parcela de acordo com a sua necessidade, tudo é combinado, mesmo antes da retirada do bem.
- Caso haja inadimplência dentro do grupo, este é de inteira responsabilidade da administradora.
- Antes de assinar, verifique as condições da prestadora de serviço no PROCON da cidade. Saiba sobre todas as reclamações registradas e se possível converse com algum cliente já contemplado e aqueles que ainda estão à espera.
- O site do Banco Central também disponibiliza um banco de dados para empresas e prestadoras de serviços inadimplentes com o Estado. Caso haja contratempos, opte por outra administradora ou avalie o problema.
Em consórcios informais, realizados por consultoras de cosméticos, os valores aplicados são menores
Constituídos pelos próprios funcionários do Banco do Brasil, o consórcio surgiu em 1962. O objetivo era adquirir automóveis e esse movimento ajudou no crescimento da indústria automobilística no país. Com o sucesso do sistema, hoje é possível consorciar casas, comércio, terrenos, motos, aparelhos domésticos e qualquer tipo de mercadoria.