Próteses são espécies de dispositivos que suprem a necessidade ou a falta de algum membro ou órgão, seja por amputação parcial ou para melhorar a função do mesmo. Existem vários tipos de próteses, desde pernas mecânicas às próteses dentárias, que são as mais conhecidas e utilizadas por uma grande parcela da população.

Prótese para mão
As próteses odontológicas tem função mastigatória e/ou estética. São utilizados vários materiais distintos, para produzir próteses, como por exemplo, o ouro, a porcelana, alumínio, titânio, prata e, na maioria das vezes, a resina, onde a coloração do aparelho dentário é bem próxima.

Dois tipos de prótese odontológica
Os profissionais que estão legalmente aptos a fazer as próteses são os dentistas e os técnicos em prótese dentária, os protéticos. Além disso, esses profissionais precisam ser registrados no conselho de odontologia. As peças protéticas são adaptadas ao corpo e após sua instalação é necessário esperar um tempo para completar todo processo de implante. Para que o dentista obtenha sucesso durante esse processo é necessário fazer uma análise total do osso, do dente e, também, da carga mastigatória que será utilizada.

Prótese ocular
Existem ainda, outros tipos de próteses, como por exemplo, a órtese. Essa tem por finalidade: aumentar a capacidade funcional, aliar e corrigir algumas deformidades, seja ela em qualquer parte do corpo. Talvez, uma das próteses mais interessantes é a prótese ocular, que serve para conservar as vias lacrimais e estéticas.