O pronto-socorro é um serviço imprescindível para a consolidação da área da saúde de uma cidade. É procurado quando uma pessoa não se sente bem, têm dores e precisa de medicação e cuidados com urgência. São geralmente localizados dentro dos hospitais e como o próprio nome diz: socorre os pacientes com prontidão, ou seja, com rapidez. Nestes estabelecimentos, não existem consultas marcadas como em clínicas, quase sempre, as pessoas, ao chegar, preenchem uma ficha com os dados pessoais e esperam ser atendidas. Existem dois tipos de pronto-socorro: os privados e os públicos.
Placa de trânsito que sinaliza pronto-socorro próximo
O pronto-socorro privado é aquele em que os pacientes pagam a consulta ou possuem algum plano de saúde que cobre as despesas por inteiro ou parcialmente. As pessoas passam por um enfermeiro, que faz uma triagem e depois esperam ser chamadas pelos médicos. Se necessário, os pacientes são enviados ao setor de exames e lá aplicam os medicamentos necessários.
Espera em pronto-socorro público
Os pronto-socorros públicos são aqueles que o governo disponibiliza para a população. É custeado somente pelos impostos cobrados durante todo o ano. Quando as pessoas chegam nesses locais esperam ser chamadas por uma enfermeira que, ao tomar conhecimento da gravidade da situação, caso seja grave, logo o paciente é atendido, caso esteja estável e seja possível, o paciente espera o tempo necessário até ser atendido.