A medicina estética pode ser considerada a parte da medicina que cuida da beleza, ou seja, do físico das pessoas, quando elas não se sentem confortáveis e acham algumas “imperfeições” na parte exterior do corpo. Os cirurgiões plásticos são os responsáveis pela transformação dessa região. Esses profissionais devem possuir diploma em medicina e especialização em estética. O curso dura cerca de seis anos e a residência varia de acordo com a universidade.
Procedimento estético que não deu certo, em antes e depois
A estética é um assunto que vem sendo abordado e discutido desde a Grécia Antiga. A preocupação com aparência é intrínseca ao ser humano. A busca pelo corpo perfeito tem levado a ciência a desenvolver procedimentos que ajudem neste processo de embelezamento do homem e da mulher. A mulher, porém, com mais intensidade.
As cirurgias plásticas são as mais procuradas, quando o assunto é estética. Elas são feitas tanto em mulheres como em homens, dentre essas se destacam: a rinoplastia que é também conhecida como cirurgia do nariz; blefaroplastica que é feita nas pálpebras e, geralmente por pessoas mais velhas que desejam a correção de tal área; a ritidoplastia que remove ou diminui as rugas faciais; lipoaspiração, onde há a remoção das gorduras localizadas; dermolipectomia abdominal que tira o excesso de pele abdominal; mamoplastia redutora, onde as mamas são reduzidas; mamoplastia de aumento ou a adaptação de silicone que são o aumento das mamas; otoplastia que é a correção das orelhas protuberantes e os implantes capilares que corrigem a calvície. Estes procedimentos são feitos em clínicas estéticas que abordam os mais diversos tratamentos.
Famosa viciada em plástica
No Brasil, foi criado em 1987 o SBME (Sociedade Brasileira de Medicina Estética), que tinha como primeiro presidente o médico Dr. Aloizio Faria de Souza. Sua sede ficava em Vitória, no Espírito Santo. Um dos congressos mais importantes é o Pan-Americano, onde são discutidos assuntos sobre a medicina estética, através de palestras e seminários.
A plástica também é usada para corrigir lábio leporino
Muitas pessoas acham que uma cirurgia estética não tem riscos, o que não é verdade. Toda correção estética deve ser analisada por um profissional com especialização e experiência comprovada na área. Infelizmente, muitos procedimentos sem necessidades têm sido feitos. Em muitos casos, como acontecem com o procedimento lipoaspiração, pessoas são vítimas de pseudomédicos que atuam sem permissão. O profissional ético, antes de tudo, fará uma bateria de exames e, ao mesmo tempo, verificará a necessidade ou não de fazer tal cirurgia. Se a cirurgia for de risco o médico deve alertar sobre eles.