Você sabe a diferença entre farmácias e drogarias?
As farmácias possuem, além dos medicamentos industrializados, um laboratório próprio. Este laboratório é usado para fabricação de remédios manipulados, ou seja, remédios receitados especificamente para cada paciente. Existem drogarias que possuem o espaço destinado para manipulação, porém desativado. Esse espaço é mantido apenas para que recebam o título de farmácia.
Farmácia de manipulação
As drogarias são lojas que vendem somente os produtos industriais, sem a opção de manipulação. Ambos os estabelecimentos, além das substâncias para tratamentos médico, podem disponibilizar produtos naturais, cosméticos e outros.
A primeira farmácia no mundo atende ao público desde 1612. A farmácia Santa Maria Novella fica em Florença, na Itália, e ainda guarda fórmulas secretas criadas na Idade Média pelos dominicanos. Muito antes da abertura da primeira farmácia em 1221, os frades já haviam começado a tratar as pessoas doentes com aromas de ervas.
A primeira manipulação foi encomendada pela duquesa Catarina Médici, enquanto se preparava para o seu casamento com o rei da França, Henrique II. Chamada de Água da Rainha, a água de colônia foi usada em sua noite de núpcias.
Vendas em drogarias
O símbolo da farmácia é a cobra enrolada em uma taça, com ramos de louro fazendo o contorno arredondado. Sua tradução consiste no poder, devido à cobra e a cura é demonstrada pela taça. A lenda que defini os símbolos da farmácia e medicina é similar.
Hipócrates foi surpreendido com uma cobra entrelaçada em seu cajado. O animal, pronto para o bote foi afrontado pelo homem que lhe ofereceu alimento em sua taça de experimentos medicinais. A peçonhenta passou para a taça, enrolando-se para beber o leite depositado. Foi aí que surgiram os símbolos: da medicina e da farmácia, distintas apenas pelo cajado.