O termo endoscopia significa “olhar de dentro”. Esse exame médico é capaz de obter imagens do interior do corpo humano para ser analisadas. O aparelho responsável pelo exame compõe de uma fonte de luz e uma forma de visualização de imagem.
Com os avanços da medicina, a endoscopia tem se tornado cada vez menos invasivo e doloroso aos pacientes. O método utiliza da abertura natural do esôfago. Os endoscópios podem ser divididos em: Fibroscópios: onde a imagem é gerada através de fibra óptica; ou Vídeo-endoscópios: que transmitem a imagem através de uma microcâmera.
Procedimento da endoscopia
O endoscópio consegue aumentar a imagem em 100 vezes. O procedimento é rápido e o paciente deve ser sedado. Existem vários tipos de endoscopia, são eles:
- Gastrointestinal: estômago, esôfago e duodeno, intestino delgado, cólon, ductor biliar, enterescopia
- Respiratório: nariz e trato respiratório inferior
- Urinário.
- No sistema reprodutor feminino: cérvice, útero, trompa de Falópio
- Cavidades corporais normalmente fechadas (realizar uma pequena incisão): cavidades pélvicas ou abdominais, interior de uma articulação, órgãos do peito
- Durante a gravidez: âmnio e feto
- Cirurgia plástica
- Usada para identificar a doença celíaca
A endoscopia digestiva realiza a investigação de doenças do estômago, esôfago e intestinos. Dá-se através de tubos flexíveis, introduzidos pela cavidade oral ou anal. Esse procedimento permite visualizar a mucosa do tubo digestivo, detalhando a avaliação e possibilitando coleta de materiais e pequenas cirurgias.
Realização do exame de endoscopia
Pequenas lesões podem ser removidas durante o procedimento, o que evita a necessidade de uma cirurgia maior. Após o exame, o paciente é encaminhado à sala de recuperação e permanecerá em repouso de 15 a 30 minutos, ele poderá se alimentar.
A endoscopia ginecológica serve para diagnosticar doenças e realizar operações de alta complexidade. A vídeo-laparoscopia diagnóstica é um procedimento pouco invasivo, que ajuda no diagnostico de miomas, cistos de ovários e endometriose.
Uma pequena agulha é introduzida no interior da cicatriz umbilical, através de uma pequena incisão. É insuflado gás carbônico, que empurra as alças intestinais permitindo a inserção de uma ótica aclopada a uma micro-câmera com monitor. A vídeo-laparoscopia, reduz o tempo de internação do paciente para até 12h, tempo necessário para se recuperar da anestesia.