Durante as revoluções industriais, o mundo passou por transformações progressivas que fizeram alterações significantes na forma, na organização e feição de produtos industrializados e as máquinas. Os tornos não ficaram de fora. Estes equipamentos deixam de ser manuais e passam a mecânicos fazendo com que os produtos brutos se tornem bem mais elaborados. A palavra “torno” deriva do latim “tornus” que significa volta, giro, pois esse proporciona a formação de peças geométricas, que são de extrema importância para as usinas.
O torno mecânico é uma máquina operatriz que é utilizada para fazer diversos acabamentos em peças industriais. As peças moldadas através de placas que, diferentes de acordo com o formato exigido pelo cliente, são usadas em três castanhas e retangulares, quatro.
Torno
A composição do torno se resume a uma caixa, que é denominada cabeçote fixo; dois barramentos que são superfícies orientadoras; um torno que possibilita os mais diversos movimentos, entre eles os longitudinais; um carro principal e um auxiliar para dar precisão aos movimentos direcionados sejam esses verticais, horizontais ou transversais.
Os principais produtos confeccionados por estes tornos mecânicos são: eixos, que são intervenções entre o chassi do veículo e a roda; polias que são também denominadas como roldanas e servem para transferir força e movimento; pinos, que são peças metálicas capazes de fazer ligações elétricas; e peças cilíndricas internas e externas diversas como cones, esferas em diversas proporções.
Interior de um torno
Esse mecanismo de transformação da matéria ainda desempenha funções aleatórias como fresadora, usadas para fresar materiais; plaina, que é usada para alisar madeiras; retífica que torna a matéria reta e furadeira que permite a abertura de fendas.
O desenvolvimento dos materiais e instrumentos de trabalho foi muito positivo para a economia do país, porém as pessoas começaram a perder seus lugares dentro das empresas, pois as máquinas desempenham quase todo o papel, isso favoreceu os donos, depois da aquisição das maquinas, em que é necessário apenas um operador que dá os comandos.
Mesmo na antiguidade onde as operações eram primitivas e os tornos eram manuais, os operadores desses serviços eram denominados torneiros e hoje não mudou muita coisa, afinal estes profissionais, apesar de virem ao mercado em menor quantidade, tem a mesma denominação e importância no cenário industrial. Para se tornar um torneiro é necessário que seja formado em um curso especifico da área.