O número de automóveis nas ruas tem aumentado em níveis preocupantes, principalmente nas capitais. O setor que tem lucrado com esse crescimento são as retíficas de peças, pois é necessário o reparo do motor a cada 200mil km rodados. Os motores que necessitam dessa retífica dão sinais, que se o proprietário souber está na hora de levar ao profissional, movidos à gasolina, álcool ou diesel, os principais alertas são:
- Consumo excessivo do óleo lubrificante
- Volume de fumaça anormal expelida pelo escapamento
- Potência do motor amenizada
- Consumo de combustível em nível superior
- Superaquecimento do motor
- Ruídos em grande intensidade vindos do motor
Árvore de manivelas - nesta peça é ralizados testes para verificar trincas e depois o polimento
Os imprevistos pode fazer o condutor levar seu automóvel antes mesmo de completar a quilometragem específica ou apresentar os sinais acima. Uma simples correia arrebentada, a falta da troca de óleo ou o hábito de completar o restante do óleo velho com novos e níveis baixos de lubrificantes fazem a visita ao retificador acontecer mais cedo.
De forma geral a retífica verifica os balancins, válvulas, motor, bomba de óleo, realiza lavagens, montagem, testes em geral, pintura e evelopamento
A retífica de peças pode acontecer em todo o motor ou somente em parte dele, mas para isso é preciso se orientar com um profissional ético e responsável. Muitos dos lugares especializado nesta área não dão a orientação correta e visa somente seu lucro.