A química está presente em indústrias fabricantes de plásticos, alimentos, metalurgia e petroquímica. Esse papel é desenvolvido por um profissional qualificado, que tem como responsabilidade testar, pesquisar e desenvolver novas substâncias para aprimoramento e desenvolvimento de um produto novo. Esse título é chamado de químico industrial.
Vista de uma fábrica química
Para quem deseja seguir esta profissão, deve estar decidido a partir para as grandes cidades brasileiras, pois são nelas que está concentrada a maioria das indústrias químicas e que precisam deste desenvolvedor de experimentos. Antes de tudo, é necessário cursar o ensino superior e se graduar no setor.
O curso trabalha diretamente com as matérias primas utilizado no mercado de trabalho. Estes são testados quão é o tamanho da qualidade, pesquisas sobre qual tecnologia poderá ser aplicada, experiência, ensaio, análises e muito mais.
Roupa de proteção individual, usada quando há risco de contaminação
Com vários campos de trabalho, há sempre vagas nos setores da química industrial. Vão desde órgãos e indústrias públicas ou privadas como saneamento básico, setores ambientais, etc. Também é seu papel, verificar sua viabilidade econômica, coordenando a manutenção e instalação de equipamentos desenvolvidos.
Confira algumas disciplinas abordadas em universidades: cálculo diferencial, física geral, física experimental, química geral, desenho, conceitos da engenharia, filosofia e outros.