As livrarias disponibilizam títulos populares e específicos, de autores nacionais e internacionais, mas com um número limitado de exemplares. Já as livrarias online oferecem mais de 200.000 exemplares, muito mais que as grandes redes de livrarias. Os sebos, moda entre os amantes da leitura, são uma oportunidade para adquirir livros caros e difíceis de encontrar.
Além da transformação em cafeterias, outras livrarias chamam a atenção do público com um ambiente modificado e confortável
Com a evolução da internet e os e- books, as livrarias tiveram que adaptar um seu espaço físico em um ambiente mais aconchegante e atraente. Uma saída adotada por vários empresários foi a transformação das tradicionais livrarias em cafeterias, com acesso a internet e também aos livros.
De acordo com a ANL (Agencia Nacional de Livrarias), os 10 títulos mais vendidos nas livrarias do Brasil foram:
1º lugar: Ágape – Padre Marcelo Rossi
Capa do livro mais vendido no Brasil em 2011
2º lugar: A Cabana – William P. Young
Capa do segundo livro mais vendido no Brasil em 2011
3º lugar: Querido Jonh – Nicholas Sparks
Capa do terceiro livro mais vendido no Brasil em 2011
4º lugar: Steve Jobs – Walter Isaacson
5º lugar: Por que os Homens Amam as Mulheres Poderosas – Sherry Argov
6º lugar: Guias Politicamente Incorreto – Leandro Narloch
7º lugar: O Pequeno Príncipe – Antoine de Saint-Exupery
8º lugar: As Esganadas – Jô Soares
9º lugar: Mulheres Inteligentes, Relações Saudáveis – Auguso Cury
10º lugar: Diário de um Banana – Jeff Kinney
De acordo com a Unesco (Organizações das Nações Unidas), o ideal seria ter 1 livraria a cada 10 mil habitantes. No Brasil, a ANL declarou que existem apenas 2.680 livrarias, ou seja, cerca de uma para 70 mil pessoas.