Desde a invenção do futebol, a maioria dos adolescentes, principalmente os meninos têm o sonho de se tornar um jogador de futebol. O futebol é um esporte que se dá por meio da disputa entre dois times. O objetivo final é marcar gols, o time que estiver à frente no placar final, vence. É o esporte mais conhecido e jogado no mundo e é dividido em três modalidades: futebol de campo, futebol de quadra e futebol de areia.
O futebol de campo como o próprio nome diz é jogado em um campo de grama, e é o mais popular no mundo, em que cada time tem onze jogadores, esses são divididos em três grupos: defensores, meio-campo e atacantes. Cada time tem um técnico que é responsável pela organização do seu time de acordo com a necessidade do jogo e seus perfis. O modo tradicional de divisão é denominado 4-4-2 que significa quatro defensores, quatro meias e dois atacantes.
Para continuar a aprender futebol, os garotos devem seguir uma disciplina voltada aos estudos
O futebol de quadra, mais conhecido como futsal ou futebol de salão, é aquele em que os times possuem cinco jogadores cada, isso se deve ao espaço reduzido para o jogo. Esses são também divididos em três grupos que envolvem os alas, fixos e pivôs. Diferente do futebol de campo, que os técnicos organizam de acordo com sua vontade e a necessidade visando o opositor, o futsal funciona somente com um pivô, dois alas, um fixo e o goleiro.
O futebol de areia é praticado em um campo de 35 a 37 metros de comprimento. Cada time tem seis jogadores: cinco jogam na linha e o goleiro. No banco de reserva são permitidos cinco jogadores e pode acontecer a troca dos jogadores em qualquer momento durante o jogo. Ao contrário das outras divisões, no futebol de areia os jogadores jogam descalços.
O que antes era só de meninos, hoje existem escolas especializadas no futebol feminino
Para que os jogadores se tornem famosos e conhecidos, primeiramente eles passam por uma "escolinha de futebol". A escola é específica e funciona de acordo com o município. Os alunos, geralmente passam por uma seletiva antes de entrar na escola. Após isso, começam a treinar diariamente e se dedicar ao esporte. Caso algum garoto seja bom, são indicados por “olheiros”, que são os responsáveis em descobrir novos talentos. Estes são selecionados para fazerem testes em clubes.
O esporte, independente de ser o futebol, tem a principal função de ensinar ganhar e perder, além da socialização e trabalho em equipe
Caso passe no teste do clube, o garoto é convidado a fazer parte da equipe de base de um time. Nesta fase, alguns clubes propõe um contrato. Como o jovem ainda não chegou à maioridade, os pais assumem a responsabilidade junto ao clube. Isso acontece, pois os clubes vão investir no garoto. Foi o que aconteceu com jogadores como Neymar e Cristiano Ronaldo, que hoje são referências mundiais.
Nos dias atuais, as mulheres, também vêm ganhando espaço no futebol, que antes era considerado um esporte masculino. Já existem escolas de futebol feminino e funcionam aparentemente como as masculinas, passam por seletivas e as que se destacam entram para o time.