Cursos especializados em Uberaba
Ensina Mais
Cursos especializados em Uberaba
Educartem
Cursos especializados em Uberaba
AMO – Treinamentos
Cursos especializados em Uberaba
Cursos especializados em Uberaba
Cursos especializados em Uberaba
Cursos especializados em Uberaba
Se a educação sozinha não pode transformar a sociedade, tampouco sem ela a sociedade muda (Paulo Freire). Aprender é sinônimo de crescimento. Quem não está aberto ao novo terá dificuldades em lidar com o futuro. Isso fica claro quando nos deparamos com os avanços pelos quais nossa geração está passando. O que ontem era novidade, hoje é ultrapassado, por isso, o ato de apreender é constante e infinito.
No Brasil e na maioria dos países existe uma ampla variedade de cursos especializados. A oferta desses cursos vem aumentando, bem como, novas especificidades.
A primeira formação significativa de qualquer ser humano é a conclusão do ensino médio, depois disso, a pessoa escolhe qual será o curso superior que irá fazer. Diante do grande número de opções é comum ficar dividido entre dois ou três e até mais cursos. Isso se dá, também, pela similaridade entre alguns cursos, como por exemplo, a engenharia, que hoje se divide em várias: civil, de produção, elétrica, de trabalho e outras.
Para aqueles que não querem fazer ensino superior é oferecido o ensino técnico. Estes, geralmente o aluno não precisa prestar vestibular. O curso visa, porém, apenas o aspecto técnico da profissão. Em muitas universidades estão sendo oferecidos os cursos tecnológicos superiores. Tem mais validade que o técnico, pois é reconhecido como curso superior, porém, sua característica se aproxima do curso técnico.
Ainda nos cursos de especialização, existem o Ensino à Distância onde o aluno realiza sua graduação em cursos online
Os cursos técnicos são enquadrados no nível médio e realizados em escolas secundárias. Esta formação é muito procurada pelo fato de ser mais rápido que o ensino superior. Um dos cursos técnicos mais procurados é o de enfermagem.
Já para quem é graduado existe a possibilidade de continuar estudando, ou seja, fazer uma pós-graduação para se tornar especialista, mestre ou doutor. A pós-graduação vem crescendo muito no Brasil. As mais cobiçadas são as ofertadas pelas universidades federais, pois para alguns alunos são oferecidas bolsas de estudos.
A característica da especialização é a rapidez do curso. Focam em uma especificidade do curso de graduação. Em 2013, quem não obter, pelo menos, uma especialização voltada para a educação não poderá lecionar em universidades. O mestrado é um curso mais específico, dura em média 24 meses e pode ser prorrogado por mais seis meses, no máximo. Para ingresso no mestrado o aluno passa por uma prova escrita, análise de currículo, entrevista e avaliação do pré-projeto de pesquisa. Ao final do mestrado, o mestrando apresenta uma dissertação que é apresentada a uma banca composta pelo professor orientador e professores convidados.
O doutorado é mais complexo que o mestrado, pois se espera de um doutor mais autonomia na produção de pesquisa. Ao final, o doutorando apresenta uma tese e a defende diante de uma banca, como acontece com o mestrando. A tese, porém, deve ser inédita.