Construídas com vários tipos de materiais, a maioria das quadras esportivas são feitas para prática de todos os esportes, por isso são chamadas de poliesportiva. Este modelo também é utilizado em escolas e centros populares de lazer.
As quadras exclusivas para cada esporte devem ser planejadas e construídas de acordo com os movimentos e regras da modalidade. Saiba agora quais os materiais mais indicados para cada tipo de quadra:
Quadras Poliesportivas
Sua base é feita de asfalto para que não haja dilatação com o aquecimento do solo. Elas devem ser flexíveis e macias, por isso seu acabamento deve ser de alta resistência, com piso de acrílico oferece maior duração das cores e textura. Quando em condomínios e casas, a manutenção deve ser feita de 5 a 7 anos. Já em clubes e academias, a manutenção é indicada a cada 4 anos.
As quadras poliesportivas são usadas para prática de todos os tipos de esporte
Quadra de Tênis
Feita de saibro (terra batida), a quadra deve ter o nivelamento perfeito. As linhas de demarcação são de plástico importado e o acabamento em toda a extensão da quadra é feito com pó de telha. Com preço acessível não necessita de muita manutenção, podendo ser utilizada logo após o fim da construção. Protege as articulações do tenista por absorver os impactos com o solo.
A quadra de tênis pode ser utilizada no mesmo dia do término de sua contrução.
Pista de Atletismo
Com base asfáltica, a pista ainda recebe uma camada de látex ou uretano, essas substâncias são borrachas trituradas e resinas acrílicas para não agredir o solo. Durável e resistente ao sol têm absorção e amortecimento de impactos, podem ser construídas em três diferentes tipos:
- Plexitrac Accelerator – possui cor vermelho vivo e tem 13mm de espessura
- Plexitrac Flash – coloração vermelho vivo e com 10mm de espessura
- Plexitrac Lightning – tem o solo de cor preta e com 10mm de espessura
A pista de atletismo é planejada para amortecer os impactos.
Quadra para Squash
De madeira, o material é preparado com produtos de combate a fungos. Seu processo de montagem requer cuidados na hora de posicionar os barrotes em posição longitudinal, raspagem das peças, calafetação e nas demarcações. Confira os três tipos de quadras que podem ser construídas para este esporte:
- Piso Flutuante: possui placas de polietileno, contrapiso e os barrotes, oferece maior segurança aos atletas pela absorção de impacto e exigir menos das articulações.
- Piso Rígido: com piso diretamente no contrapiso
- Piso Semiflutuante: as placas de polietileno são posicionadas entre os barrotes (estrutura onde de completa com argamassa)
Quadras para Futebol Society
Construído de asfalto e grama sintética, tem alta durabilidade (aproximadamente 10 anos) e é fácil de limpar.
Quadras para Ginástica
Com base de concreto possui camadas de resinas de poliuretanos com 4mm de espessura. É resistente aos desgastes e impactos. Sem muita manutenção, é de fácil limpeza.