As locadoras de vídeo acompanham as tecnologias de exibição de imagens e de sons. O primeiro sistema de vídeo foi lançado em 1976, chamado de VHS (Video Home System = Sistema de Vídeo Doméstico). Constituía por uma caixa plástica onde guardava uma fita magnética, que continha todas as imagens registradas para ser reproduzir no aparelho de especial, com o nome de videocassete.
Fita VHS criada em 1976
Esta fita podia armazenar cerca de seis horas de imagem e som. Com o passar dos tempos e devido à evolução tecnológica, essas fitas passaram para sua segunda geração chamada de VHS-C (C = compacto). Suas duas únicas características de diferença eram os tamanhos, tanto físico, quanto da capacidade de armazenagem.
Aparelho de video cassete usado para reproduzir as fitas VHS
Esse novo formato evoluiu o mercado portátil, permitindo à população que pudessem realizar suas próprias gravações, chamadas de vídeos amadores. Sua reprodução era feita no mesmo aparelho do VHS, porém, existiam adaptadores, assim como os adaptadores de cartões SD de celulares, para cartões SD de câmeras fotográficas digitais.
O DVD (Digital Versatile Disc = Disco Digital Versátil) chegou rapidamente ao mercado mundial e das locadoras de vídeo logo após sua invenção, no ano de 1995. Com capacidade de 4,7 Gb de armazenamento, ainda existem discos de DVD que fazer gravação dos dois lados (lado A e lado B – semelhante aos discos de vinil).
Disco de DVD
As últimas tecnologias disponíveis nas locadoras de vídeos são chamadas de Blu Ray. Um disco muito semelhante ao CD e ao DVD convencional, mas que executa imagens e sons em alta definição e ainda possui maior capacidade de armazenamento.
Atualmente as locadoras também oferecem jogos para vídeo games de todos os tipos e marcas. Hoje, esses jogos são mais procurados do que filmes.