Bibliotecas em Uberaba
Biblioteca Pública Munl Bernardo Guimarães
Bibliotecas em Uberaba
Hermano Ramos
Bibliotecas em Uberaba
Bibliotecas em Uberaba
Bibliotecas em Uberaba
A tradição de cuidar e preservar escritos culturais e de conhecimentos em geral, vem desde as civilizações mais antigas, nos impérios. Os mosteiros foram, inicialmente, o destino de muitas anotações para serem preservadas, de culturas gregas, romanas, negras, cristã e muitos outros. Com o acumulo de tantas escriturações no século VIII d.C, foram criadas, anexos aos mosteiros, centros culturais e educacionais.
Amantes da leitura sempre preservam uma mini biblioteca em casa, os livros também podem servir de objetos de decoração
De acordo com os dicionários da Língua Portuguesa, as bibliotecas são espaços onde se armazenam livros. Mas existem vários tipos de biblioteca muito além de públicas e particulares. As bibliotecas dos séculos passados eram restritas à qualquer pessoas, mesmo pertencente aos templos e palácios. Saber ler eram considerado sagrado e somente os sacerdotes tinham o privilégio.
Após os anos 300, foram surgindo bibliotecas:
Comunitárias
Esse é um tipo que vem se popularizando e caindo no gosto dos brasileiros. Sem nenhum colaborador dedicado à gravar os empréstimos e as devoluções, a própria população esolhe seu livro e a entrega quando terminar a leitura.
Criada para estimular a responsabilidade e cidadania, esse sistema é instalado em pontos estratégicos como ONGs, rodoviárias, delegacias, padarias e outros comércios e órgãos públicos.
Acervo de uma Biblioteca Comunitária
Estas são instaladas em instituições religiosas como mosteiros e catedrais. As mais famosas do mundo são a de Monte Athos, situada na Grécia; a Cassiodoro e a Monte Cassino.
Biblioteca do Mosteiro de San Lorenzo de El Escorial, em Madri
Nessa deve conter todos os livros exigidos em todos os cursos disponibilizados aos estudantes. Com atualização periódica cobrada pelo Ministério da Educação, deve haver documentação assim como artigos científicos e outros produtos do conhecimento específico de cada área do mercado.
Focado no público infantil, essa tem a principal função de habituar a criança à leitura.
Com apoio do Ministério da Saúde, essas bibliotecas fomentam a humanização no tratamento mental e físico aos pacientes. A leitura torna a recuperação mais dinâmica e menos dolorosa. Os livros são disponíveis em pontos estratégicos tanto para pacientes em tratamento, na área interna, quanto àqueles que estão na fila de espera para atendimento ou realização de exames.