Site: www.escoladulce.org.br
34 3336-5319
Ao ligar, diga que viu este telefone no Tudo Uberaba
A Escola Para Surdos Dulce de Oliveira é uma instituição sem fins lucrativos tendo como mantenedora a Associação Dulce de Oliveira de Assistência aos Surdos de Uberaba. A Escola foi criada em 1967 pelos rotarianos. Com a sensibilização do grupo da associação, a sede da escola foi construída em terreno doado pela própria Dulce.
Tudo começou em 15 de janeiro de 1956, quando Dulce de Oliveira começou a ensinar seus sobrinhos deficientes auditivos. Então com seis crianças, várias outras pessoas surdas da região quiseram se alfabetizar, procurando à senhora Dulce que abriu as portas de sua própria casa. A demanda resultou na criação da Escola para Surdos Dulce de Oliveira, estabelecida no prédio da União Estudantil Uberabense.
Os professores são cedidos pela Prefeitura Municipal. Para se estabelecer financeiramente a escola conta com empresas parceiras, cidadãos solidários e com os próprios membros do Rotary Clube.
A Escola Para Surdos Dulce de Oliveira recebe deficientes auditivos desde o nascimento. Quando detectado precocemente os estímulos passados de forma adequada, até os três anos de idade facilitam o aprendizado e a interação com a sociedade. Com ensino escolar até o 9º ano do Ensino Fundamental alguns alunos estudam em período integral.
Além do ensino, a instituição oferece os seguintes serviços aos familiares:
A alimentação fornecida pela escola tem acompanhamento de profissionais da nutrição.
A língua de sinais é adotada como a primeira língua aos surdos. Só depois é trabalhada paralelamente a Língua Portuguesa escrita, como previsto na Lei 10.436. A LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) possui estrutura gramatical própria.
A conversação não tem sentido se transcrito fielmente da Língua Portuguesa. Não são usados verbos de ligação e nem de gênero por isso não é considerado mímica ou gestos soltos. Cada região do País, assim como a Língua Portuguesa, possui e transparece variações linguísticas.
No dia 26 de Setembro comemora-se o Dia Nacional do Surdo.
Pensando no bem estar e principalmente na inclusão dos surdos, a Escola Para Surdos Dulce de Oliveira participa de projetos sociais. Atualmente está em atividades o Projeto Mosaico de Inclusão Social, onde é oferecido o curso de Libras para a comunidade, formação para professores trabalharem com alunos surdos e outras atividades como seminários voltados para deficientes auditivos. Este projeto tem como patrocinador a Petrobrás.