O termo "unissex" surgiu em 1960 para designar objetos do dia a dia, assim como as peças do vestuário, tanto para homens quanto para mulheres. De uso informal, a palavra mistura o prefixo uni (= um) do latim + a junção das palavras unidos e universal. Sua tradução completa é compartilhada por ambos os sexos.
As bermudas masculinas usadas por mulheres passa a ser chamada de bermudas 'boyfriend', cintos, óculos e tênis também são usados por ambos os sexos
A palavra unissex é empregada em cabeleireiros, salões de beleza, vestuário, lojas em geral, banheiros e muitos outros lugares. As roupas unissex vão além das tradicionais calças jeans e camisetas brancas. Os vestuários padrões de homens e mulheres também são tratados como inspirações para estilistas, para compor roupas femininas inspiradas em peças exclusivas dos homens e vice e versa.
Variações dos Smokings femininos
O smoking é um exemplo elegante para ser abordado. As mulheres modernas e que são compatíveis ao estilo, podem ir a um evento formal trajando um smoking totalmente feminino e delicado. Celebridades já aderiram a moda, sem tantas regras o conjunto é formado por paletó que pode variar do preto ao branco, da saia à calça e das camisas às regatas de seda, além das gravatas.
Variações de mocassim feminino
Os sapatos também chegaram aos pés das mulheres. Os modelos Oxford e mocassin sofreram adaptações minimalistas para combinar com vestidos, shorts, saias curtas e de cinturas altas, tornando um look moderno e ousado, mas ao mesmo tempo com um ‘ar’ de careta.