O plástico está presente em todos os cantos do dia a dia de uma pessoa, está nos utensílios de cozinha, nas sacolas, nos carros, nos computadores, etc. Sua grande vantagem é flexibilidade de transformação em moldagem ao passar pelo calor e pressão intensa. Feito, basicamente do petróleo, ainda recebe outras substancias dependendo do que será o produto final.
Bonecas feitas de plástico
Diante as várias possibilidades de fabricação de plásticos, em geral, foram dividas em grupos para melhor definição.
- Termofixos: este é realizado através de reações químicas e não tem a capacidade de reversão. Exemplo: poliéster.
- Termoplásticos: como o próprio nome sugere, usa do calor pra sua produção. Exemplo: sacolas de supermercado.
Mas com temperaturas elevadas, os plásticos de ambos os grupos derretem.
Artesanato feito com plástico inutilizável, técnica chamada de reciclagem
Um grande problema enfrentado pela sociedade mundial é a poluição do meio ambiente devido ao descarte incorreto do plástico. Em 1997 foram encontrados cerca de 580 mil peças de plásticos no Oceano Atlântico flutuando, fora os que estão submersos. No Oceano Pacífico também abriga a chamada Grande Porção de Lixo Pacífico, uma ilha do tamanho dos estados de Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro e Goiás, juntos.
Sacola tradicional de supermercado
A capacidade de degradação do plástico, na natureza é de 450 anos. Pensando nisso, as sacolas tradicionais de supermercado, principalmente, foram proibidas e tiveram que ser trocadas por sacolas biodegradáveis. Com novos compostos estas agridem menos o habitat dos Seres Vivos. Mas ainda assim, são disponíveis sacolas reutilizáveis ou ecológicas, ou seja, feitas de pano ou qualquer outro tipo de material que não o plástico.
Sacolas feitas de tecido são chamadas de ecobags
Muitos cidadãos já se conscientizam e levam de casa suas sacolas retornáveis!