Os acessórios e bijuterias são elementos que complementam peças de roupas na hora de vestir. Presente na moda masculina e feminina, esses objetos podem ser cachecóis, relógios, óculos, cintos, chapéus e vários outros. Ao falar em acessório, logo vem à mente a figura feminina, isso acontece devido ao consumismo existem na classe. Além de associar os acessórios somente às bijuterias.
Os acessórios remetem ao estilo individual, podendo ser de grife ou ainda de fabricação própria. Muito religiosos de credos distintos utilizam os acessórios como símbolos de classificação e devoção, como cruzes, turbantes, estrelas vários outros desenhos.
Há pouco eram características femininas, mas agora, os homens aderiram e tem usado bastante as bijuterias. Esses objetos, também utilizados para complementar as peças do vestuário, são confeccionados com metais similares ao ouro e prata. Para a ornamentação do design são inseridas vidrarias, plásticos e miçangas para dar um efeito de joia à bijuteria.
Colares de miçangas e produtos naturais
O que antes era usado para denominar realização de réplicas de joias verdadeiras, as bijuterias ganharam um espaço especial nas lojas e até em joalherias. Com designs próprios, esse tipo de acessório é considerado como criação artística e muitas marcas já comercializam à preço de ouro.
Porém, muitas pessoas podem apresentar alergias às ligas metálicas. Os materiais mais utilizados para a produção das bijuterias são:
- Níquel: um dos grandes causadores de alergia, muito utilizado na fabricação por ter preço acessível;
- Ródio, platina e paládio: apresentam reações indiferentes ao organismo, também são utilizados em formas de implantes cirúrgicos;
Ganho usado para pendurar na orelha é principal causador da alergia
A alergia pode ser desencadeada em todas as usuárias de bijuterias, porém umas não apresentam os sintomas por possuir resistências corporais às reações alérgicas dos metais.
Saquinhos individuais para guardar bijuterias ou joias
Usar joias muito chamativas nos dias atuais pode ser um risco. Tome sempre bastante cuidado ao circular por locais públicos com joias muito chamativas.
Para que as joias, bijuterias e acessórios tenham vida útil longa, algumas medidas devem ser tomadas para continuar apresentando sempre um aspecto novo:
- Retirá-las na hora do banho, da piscina e do mar;
- Na hora de dormir, guarde-as;
- Os produtos cosméticos, como o perfume, podem degradar o material da bijuteria;
- Para ir ao salão de beleza retirem-as, os produtos químicos os danificam;
- Se folheado a ouro e for trabalhar com terras, adubos, produtos de limpeza, químicos e abrasivos também o retire, alguns componentes podem danificar a película preciosa;
- Ao guardar deixe-os em saquinhos plásticos ou de tecido para separá-los, o atrito também ocasiona o escurecimento das peças.