O couro, pele de animal curtida, ou seja, tratada, é usado desde o início dos tempos da humanidade. Com as evoluções naturais da inteligência humana, o artigo também foi, e ainda é usado para fabricação do vestuário e acessórios femininos e masculinos como sapatos, malas, casacos, chapéus, artigos para montarias, cintos, bolsas e vários outros produtos.
Considerado artigo de luxo, os produtos confeccionados em couro possui um valor alto para o mercado consumidor em massa. A evolução da moda foi um dos principais causadores desta inflação. O couro bovino é o mais popular dentre as pessoas, pois é usado em calçados e, principalmente na decoração de ambientes caseiros. Já os couros de cobra, jacaré, avestruz são usados para artigos mais requintados e, consequentemente mais caros.
Calçados masculino, feminino e infantil em couro
O couro bovino é de grande extensão, dependendo do tamanho da novilha ou boi, é por isso ele se divide em duas partes:
- Flor: superfície que apresenta os poros e suas características aparentes como os pelos.
- Raspa: camada abaixo da flor, superfície, usada para a fabricação da camurça, por exemplo.
Cada couro possui valores específicos, em vida o animal pode se machucar e obter cicatrizes permanentes no couro. Isso fará com que ele perda seu valor por ser considerado defeito. As marcas feitas a ferro e fogo para demarcar rebanho também é prejudicial na hora da venda da pele. Parasitas como o carrapato, bernes e outros, também podem deixar sequelas.
Bolsas em couro legítimo e falso
Para aproveitar ao máximo o couro, já são predeterminadas as partes do corpo do animal que servem para fabricação de qual produto, por exemplo, barrigas servem para grandes objetos como malas, botas e bolsas inferiores; pescoço e cabeça são utilizados para carteiras e objetos pequenos; e o chamado grupon, região central do couro, considerado área nobre e de grande valor, são confeccionadas os objetos que corresponderão os valores mais altos, seja no vestuário ou acessórios para casas.
Fabricação de roupas especiais e tradicionais em couro
Porém, toda essa tradição tem se quebrado diante a devastação do homem ao meio ambiente. O consumismo sem limites tem ameaço espécies inteiras à extinção, o que não é nada bom. A moda é o principal ramo que tem obtido grandes resultados na hora da exposição das peças em couro falso. Esse tipo de tecido similar ao couro foi aceito por todas as mulheres e homens com consciência ambiental. O couro fake (falso) já está inserido nos calçados e nas casas.