Há 30 anos, a população nem imaginava que existiria a comunicação móvel. A tecnologia telefônica avançou em passos largos e hoje é ela já faz parte do cotidiano mundial. Os celulares se tornaram parte do trabalho e dia a dia familiar.
São várias formas, tamanhos e cores com aplicativos simples e sofisticados todos os gostos são abastecidos com os celulares. Os últimos lançamentos mostraram que estes objetos se tornaram mais que um simples aparelho de receber e fazer chamadas, são pequenos computadores de mão, com acesso à internet, capacidade de registro de imagens em vídeo e foto de alta definição.
As funções disponíveis em seus sistemas são inúmeras: além de suas funções básicas, o usuário manda mensagens de texto (SMS), gravar vídeos, tira fotos, navega na internet, assisti TV, ouve música, usa como despertador, grava áudio, registra lembretes, joga e algumas marcar de aparelhos incluiu um programa para mandar mensagens de SOS, destinado aos idosos e crianças.
Os tipos de celulares mais conhecidos são:
- Clamshell ou flip: são aqueles que fecham dobrando ao meio, assim, diminuindo pela metade o tamanho do aparelho.
Celular tipo flip ou clamshell
- Candybar ou barra: o teclado fica exatamente no espaço abaixo da tela, não sobrando nenhuma faixa, formando um retângulo.
Celular tipo candybar ou barra
- Smartphones: estes lembram um computador, pois permitem a instalação de softwares.
- Touchsreen: sãoos celulares que possuem tela sensível ao toque, normalmente não possuem teclado.
Celular tipo smartphone e touchscreen
- Slider: estes possuem um teclado embutido e quando precisa-se dele é só deslizá-lo para a lateral ou para baixo.
- 2.5 G: um celular com sistema de transmissão GSM possui velocidade menor que o 3 G.
- 3 G: são celulares que possuem alta velocidade em conexões com a internet.