Os brindes e enfeites fazer parte das estratégias do marketing promocional das empresas quanto aos clientes. As distribuições de brindes podem ser de forma voluntária ou através de concursos culturais, vale-brinde, junte e troque e de várias outras formas.
Os brindes mais populares são aqueles onde apresentam o logotipo impresso. Diante ao mercado de produtos variados, há aquelas empresas prestadoras de serviços os brindes devem ser inovados, confira os tipos de brindes:
- Amostras: utilizado com frequência em lojas e empresas de cosméticos, são distribuídos para aprovação ou não do cliente;
- Concurso e sorteio: esse tipo de brinde conta com a sorte e criatividade. Porém os prêmio são maiores tanto no tamanho quanto no valor, por exemplo, um carro;
- Cupom: emitido para segurança do produto ao cliente e, quando há promoções e sorteios os mesmos também são utilizados;
- Recompensa: esse tipo de brinde é usado como estratégia para fidelização do cliente, ou seja, são dadas bonificações exclusivas a cada compra;
- Ponto de venda: frequentes em supermercado, indústrias alimentícias reservam uma quantidade do produto para que o público alvo deguste na hora da compra;
- Presentes: são vários objetos como caneta, cortador de unha, lixa, canecas e etc., usados para agradar o cliente. Este tipo de material é usado pelas empresas que vender serviços.
Brinde promocional dado por concessionária
As empresas que fabricam estes brindes disponibilizam vários objetos para ser personalizado. Para ajudar o empresário escolher qual brinde é mais adequado, as empresas de brindes disponibilizam nichos, como brindes por data, por público-alvo, por categoria, por preço, por cor e ecologicamente correto.
Com a utilização constante da tecnologia e principalmente do computador, o pen drive, dispositivo de armazenamento de dados tem sido o preferido na hora de presentear o cliente. Muito exclusivos, geralmente são dados ao cliente Vips, ou seja, aqueles já fiéis ao produto ou serviço.
Pelúcia do mascote de uma indústria de refrigerantes
Posteriormente, os mais procurados são mochilas, nécessaires, garrafas de água, canetas, kits de facas e garfos, chaveiros, ecobags, agendas, bloco de anotação, toalha, bolsa térmica, relógio de parede, calculadoras, cofrinhos, cooler, pastas, botton, espelhos, porta trecos e uma infinidade de opções.
A publicidade está ligada diretamente à esse tipos de produto. O famoso merchandising utiliza destes pequenos e grandes elementos para reforçar a marca ou outras estratégias de propaganda. Ao usar estes pequenos brindes, que a priori são considerados supérfluos, os próprios clientes estão fazendo o papel de propaganda ambulante, ajudando na propagação da marca.