A palavra boutique é de origem francesa e se traduz em loja. Usada no meio da moda, essa denominação teve início em 1960, em Londres. Essa cidade tornou-se uma das mais chiques, ao abrigar grandes lojas de grandes marcas. Com o passar dos anos, boutique também foi aplicada para denominar bancos de investimentos, escritórios e grandes cadeias de hotéis, mas sempre destinadas a classe A da população.
Uma fabricação boutique quer dizer que são fabricadas peças exclusivas ou no máximo com três exemplares e por isso são comercializados em preços altíssimos. As empresas que fabricam produtos, desde vídeo games até o vestuário, destinadas ao público de maior poder aquisitivo também são consideradas boutique. Ao invés de competir com empresas de massa, no caso de computadores Microsoft e Sony, estes possuem produtos exclusivos.
Vitrine exótica de uma boutique
No Brasil, as boutiques de vestuários e acessórios são mais frequentes. As grifes que confeccionam uma peça por loja são consideradas exclusivas e ainda há aquelas que realizam uma só. A sociedade em si, trata bem quem está bem vestido e apresentável, de acordo com os padrões impostos pela mesma. Por isso, as marcas importadas são tão cobiçadas.
O jogo de marketing usado pelas grifes a tornam objetos de desejo. Estudos realizados pela Universidade de Tiburg constataram que as grifes também influenciam nas pessoas e seus conceitos. Pessoas com roupas que ostentavam logotipos de grandes marcas recebiam mais atenção das pessoas abordadas do que quando o símbolo era coberto. Não é pela beleza da peça e sim pelo desenho que representa tal grife.
Boutique especializada em bolsas
O mundo da moda movimenta bilhões na economia mundial. Os desfiles realizados por temporadas são regidos pelos estilistas responsáveis pelas grifes e pelos desenhos das peças de roupas que se tornam os objetos preferidos para o consumo a cada estação.