O bordado é a arte de criar desenhos e figuras em todos os tipos de tecidos. Dominado, principalmente, pelas mulheres as ferramentas vários tipos de agulha, fios coloridos de algodão ou sintético, seda, lã, linho e até metal.
Bordado vazado feito a mão em caminho de mesa
Desde os séculos passados, as mulheres aprendiam o ofício com suas genitoras. Isso significava que eram prendadas e poderia cuidar perfeitamente de seus maridos. Cada região do Brasil expressa características de sua cultura nos desenhos criados. Por isso, o bordado ainda é presente entre as artesãs do Brasil.
No interior de São Paulo, na cidade de Ibitinga, é realizada uma feira anual voltado somente para esse produto. As peças atraem pessoas de todo o país e muitas das vezes turistas estrangeiros.
Detalhes em toalha de rosto, tipo Ponto de Cruz
O estado do Ceará se destaca pelas retratações de suas frutas e verduras incidentes, além da História dos lugares mais marcantes. Vindo de Portugal, o estilo do bordado português está no estado de Minas Gerais, especialmente em Ouro Preto e Tiradentes, cidades históricas.
Customização de calça com bordado, tipo Ponto Cheio
O bordado a mão é muito valorizado devido aos detalhes e a atenção dada pela artesã. De criação única os principais tipos são o Ponto Cheio e o Ponto de Cruz. Votado para as indústrias máquinas de fazer bordados foram criadas e, hoje, é possível se ter alguma peça do vestiário, cama, mesa e banho com este tipo de detalhes, mas não como uma feita de forma artesanal.