As antenas foram criada em 1886, por Heinrich Hertz, com o intuito de ajudar nos estudos sobre eletromagnética. Com duas placas ligadas a dois bastões, a onda magnética era transportada entre duas esferas com centelhas, logo a evolução tecnológica aprimorou os materiais, mas estas ainda são regidas pelo mesmo princípio.
Antena de grande porte
Usadas para transmissão de rádio, TV, internet e celular, são fixadas estrategicamente em pontos urbanos e rurais. Cada uma delas tem uma capacidade de alcance no sinal, medidos em metros ou quilômetros.
As antenas podem ser públicas ou privadas, assim como os programas de telecomunicações e telefonia. Para diminuir o impacto visual, ou seja, a poluição visual, empresas estrangeiras estão adicionando às árvores, como as palmeiras e coqueiros por serem mais altas, os dispositivos de transmissão.
Fibra óptica utilizada nas nanoantenas
A grande vantagem deste sistema são transmissões de sinais sem a necessidade de expor fios por todos os lugares. Pensando nessa premissa, cientistas alemães têm aplicado a nanoantenas ópticas, ou seja, usando a capacidade da luz para transmitir sinais, por exemplo, cada coloração de luz tem uma capacidade de abrangência, como a luz amarela possui 600 nanômetros, é necessária uma antena óptica com capacidade para 350 de comprimento.