A história do vidro teve início por volta de 4000 anos a.C. Há indícios que foi inventado por povos egípcios ou fenícios. Em Portugal a primeira indústria vidreira surgiu no século XVIII.
O vidro é constituído de um material cerâmico e transparente resfriado a base de sílica. Esta substância sólida, em seu estado condensado e amorfa, pode ser modelada proporcionando a oportunidade de criar desde formas simples às mais complexas. O vidro é feito por inúmeros processos que são divididos em seis etapas:
Produção de diferentes produtos de vidro como garrafas e vasos
O vidro também é material reciclável, na imagem uma luminária feita de vidro reaproveitado
Os vidros são de muitas formas, tamanhos e têm inúmeras finalidades. Algumas destas finalidades são: para embalagem, como potes e vasilhas; vidros para construção civil, que em sua maioria são planos e cristalinos; vidros domésticos, como pratos e copos; fibras de vidro, que englobam mantas, tecidos e fios; vidro temperado, que passa por um choque térmico durante sua preparação; vidro laminado para automóveis e vitrines.
Vasos feitos de vidros de várias tonalidades
A vidraçaria é um estabelecimento, onde diversos tipos de vidros, espelhos e cristais são vendidos. Este mercado é muito bem remunerado. Isso se dá porque a procura de vidros vem crescendo significativamente, por exemplo, em todas as residências sejam elas simples ou sofisticadas possuem algum utensílio ou artigo decorativo de vidro.
O Brasil vive um bom momento, em relação ao vidro, tanto em produção como em qualidade. O país que viveu um mau momento na década de 80, hoje é um dos principais produtores de vidros planos do mundo.