Os primeiros toldos foram adaptados na Índia para proteção dos alimentos expostos nas feiras. Com o passar dos anos, a invenção de novos materiais foram dando novos formatos a eles. Com estruturas reforçadas e lonas resistentes, atualmente os toldos são utilizados para proteção do sol, vento e chuva.
Os toldos são muito utilizados na Europa, onde o sol é mais baixo e a incidência de raios solares dentro das casas, lojas e restaurantes são maiores. Não existem toldos especiais para chuvas, pois a neve pesa sob a estrutura e danifica a peça.
Na hora de contratar uma empresa para fabricação e instalação do toldo certifique-se da garantia do produto. Cada lona ou tecido é específico para várias condições climáticas, caso estrague enquanto chove e seu toldo é para proteção do sol, a garantia não cobre.
Confira os tipos de lona e escolha o que mais lhe atende:
- Black Out: lona que não deixa passar calor nem luz
- Cristal: lona com a menor resistência
- Semitranslúcida: somente 30% da luz são repassadas ao ambiente
- Translúcida: a passagem natural da luz
Dê preferência para aqueles toldos que possuem proteção contra raios solares (UVA e UVB). Algumas lonas já vêm tratadas com antifungo e mofo, tornando a durabilidade maior. Verifique as opções de cola ou solda eletrônica na hora de afixar o toldo e entenda seu processo.
Detalhe de toldo residencial