O telhado traduz a identidade dos proprietários que a projetaram. São tantos tipos e cores de telhas que vão desde os mais sofisticados até as mais simples. Cada material usado na composição das telhas revela um tom de cor diferente. As casas com telhados claros são mais românticas e temos a ilusão de serem maiores, já os telhados escuros demonstram seriedade.
Divididos em partes, o telhado, além dos fins estéticos, tem a finalidade de proteger contra as adversidades do tempo. Todos os telhados tem sua estrutura, cobertura e condutores subdivididos em:
- Água
- Beiral
- Cumeeira
- Espigão
- Rincão
- Peça complementar
- Rufo
- Fiada
- Vértice
Detalhe de vários telhados na cidade de Florença.
Confira os tipos de telhas disponíveis no mercado:
- Telha Portuguesa
- Telha Romana.
- Telha Romana plan.
- Telha Americana.
- Telha Australiana.
- Telha Francesa.
- Telha Italiana.
- Telha Germânica.
- Telha Uruguaia.
- Telha Holandesa.
- Telha Plan.
- Telha Colonial paulista com trava, grande ou normal.
- Telha Tégula.
- Telha Cravilhada.
- Telha Cumeeira Paulista.
- Telha Cummeira.
Com as preocupações ambientais, foram desenvolvidos telhados ecológicos que duram mais, reduz custos de energia elétrica, absorve toda a água da chuva, melhora a qualidade do ar, reduz o calor urbano. Esse telhado é feito com grama e várias camadas para proteção da estrutura da construção e ainda espaço para que suas raízes possam desenvolver. O custo para realizar esse tipo de instalação ainda é alto, mas já podemos ver alguma casas com telhado ecológicos por ai.