Em um mundo em que a violência vem aumentando significativamente, as pessoas precisam buscar proteção. A insegurança impera, mesmo dentro de casa. É por isso, que empresas de segurança eletrônica vêm surgindo no mercado brasileiro. O intuito é trazer mais segurança à população. Muitos criticam dizendo que não podemos ser reféns do medo. E isso é verdade, mas o medo também nos ajuda a sermos mais equilibrados. Sabemos que as cercas elétricas, portões eletrônicos, alarmes e outros, têm o papel inibidor de um possível assalto, mas não é garantia de que as pessoas que colocarem estes aparatos nunca serão assaltadas. Contudo, esses equipamentos de segurança dificulta a ação dos possíveis invasores.
Câmera de segurança instaladas em comércios e residencias, geralmente um aviso de gravação informa os clientes
Para isso, hoje, existe um leque de possibilidades de proteção eletrônica. A forma mais utilizada para a segurança domiciliar é a cerca elétrica ou eletrificada como também é conotada. É um sistema de segurança, fixado geralmente acima dos muros que rodeiam a casa, que servem como barreira formada por energia elétrica e impede a passagem de pessoas. A intensidade elétrica não mata, mas causa dor àquele que encosta na cerca. Normalmente estas cercas são usadas em domicílios e empresas. Outro tipo de segurança é o alarme. Também adaptados em empresas, comércios e domicílios, essa ferramenta é colocada no local através de sensores. Os mais comuns são os sensores de abertura e os infravermelhos.
Este tipo de cerca elétrica é similar às usadas em presídios
O sensor de abertura é colocado em portas e janelas, desta forma, qualquer pessoa que entrar nesse ambiente sem desligar o alarme é considerada intrusa. O alarme dispara uma sirene que pode ser ouvida de vários quarteirões de distância. Já o sensor infravermelho, ou conhecido como sensor de presença, é colocado no interior dos cômodos. Adaptados, estrategicamente, estes sensores captam calor humano e volume. Com um anglo de abertura de 45º este sensor pode cobrir facilmente um cômodo de 6m x 6m.
São vários tipos de cercas elétricas disponíveis no mercado, a mais comum são as de fios com corrente elétrica
Existem ainda, algumas pessoas que desempenham o papel de segurança e são geralmente solicitados por famosos para acompanhá-los no dia-a-dia ou em festas e grandes eventos. Para que as pessoas se sintam mais confortáveis e seguras diante toda uma comunidade, esse tipo de serviço tem aumentado significativamente. Esses profissionais precisam ser aptos e terem domínio de lutas corporais, além disso, é muito importante serem fluentes na língua inglesa. Existem cursos que permitem o conhecimento sobre esse tipo de trabalho. Embora pareça simples, o trabalho de segurança exige conhecimento e discernimento. Cursos são oferecidos para homens e mulheres que querem seguir esta carreira.