Para que uma construção seja concretizada com êxito, alguns equipamentos são usados para facilitar a vida daqueles que correm riscos durante a obra. Os que fazem pinturas e modificações nos prédios e em construções altas são os que mais necessitam desses equipamentos. Um equipamento que ajuda no processo de proteção contra acidentes em ambientes de construção é o andaime, que serve como um elevador e leva o trabalhador até o ponto mais alto com segurança. Existem diversos tipos de equipamentos que têm a mesma função: andaime simplesmente apoiado, andaime fachadeiro, andaime móvel, andaime em balanço, andaime suspenso mecânico e cadeira suspensa.
Andaimes
O andaime simplesmente apoiado é simples e trabalha independe da edificação. Esses se dividem em leves e pesados, os leves são usados para aqueles que não precisam carregar objetos pesados, como carpinteiros e pintores, os pesados são mais resistentes e usados por pedreiros principalmente em serviços como de alvenaria e relacionados a concreto.
O andaime fachadeiro é aquele composto por quadros vertical e horizontal e placa de base, guarda-corpo, tela e escada. Esses permitem que as pessoas tenha acesso ao material dentro do andaime, caso não haja possibilidade do serviço ser de acesso com a parte interna da obra.
O andaime móvel como o próprio nome diz é aquele que se movimenta através de rodinhas presas nas extremidades inferiores. Este é utilizado no chão sem qualquer elevação superior, por isso não consegue alcançar alturas muito elevadas.
O andaime de balanço é aquele que é colocado de fora para dentro e segurado por uma viga, geralmente é usado quando não existe nenhum apoio horizontal.
Os andaimes, independente do tipo, devem ser instalados de forma correta para evitar acidentes
O andaime suspenso mecânico é aquele sustentado por uma base com travessas metálicas e é geralmente utilizado pelos pedreiros que fazem serviços mais pesados como emboços, revestimento externo, colocação de pastilha, mármore, entre outros.
A cadeira suspensa é utilizada quando os andaimes não são permitidos ou possíveis, ela é constituída de uma cadeira com assento anatômico e é também conhecida como balancim individual. Estes andaimes, geralmente são locados. É feito um acordo de aluguel de acordo com os dias necessários.
Os materiais de construção mais utilizados são: cimento, tijolos, cal, saibro, pedras, brita, areia, canos e alguns revestimentos. Em qualquer construção ou reforma em que os andaimes são usados e são colocados a uma altura significativa, devem ser usados os equipamentos de segurança como cordas, cintos, botas e luvas. Esses e outros são de extrema importância para que o profissional não se machuque e fique em segurança.