Para decorar a sala, os quantos e até banheiros um elemento é essencial para trazer harmonia e conforto ao ambiente, estamos falando das cortinas. Mais que estética, elas são funcionais na hora do sol forte. Os tons de tecidos podem e devem casar com as cores presentes no lugar.
Exemplo de cortina embutida ao gesso
As cortinas é um obstáculo na visão interna para externa e vice e versa, trazendo mais intimidade aos usuários do lugar. Tendo a opção de filtrar ou não os raios ultravioletas, até a intensidade da luz do dia pode influenciar no ambiente desejado pela decoradora, essas cortinas são chamadas de “blockout”. Essas são ideias para salas de televisão ou especiais para assistir filmes.
Existem cortinas por encomenda, já pré-moldadas, de madeiras e feitas sobmedida. Pesquise qual melhor te atenda e principalmente sua função. Se for de tecido calcule alguns centímetros a mais de cada lada, cerca de 20.
Exemplo de cortina para banheiro
Em banheiros, escritórios e cozinha cubra somente as janelas, mas respeitando os centímetros extras. Já em ambientes mais particulares ou que necessitam de maior intimidade cubra além da janela, todo o vão deixado por ela e parede. Essa dica irá aumentar o visual e o conforto do ambiente.
Existem no mercado, cortinas feitas de vários materiais além do tecido
Quando for colocar em trilho, não se esqueça dos centímetros a mais na altura. Uma ideia é quando houver gesso, coloque o trilho embutido para que apareça somente a cortina, com panos pesados de transparência e o de tonalidade mais densa ao fundo.