Em Uberaba, é visível o crescimento do número de moradores na cidade a cada ano. As construções civis têm aumentado e, consequentemente, as demolições. Um dos setores que mais lucra com este crescimento, são as empresas que oferece caçambas para locação.
Transporte de caçamba
Por um tempo, os resíduos de concreto estavam sendo descartados de maneira incorreta, criando riscos à população. Por isso, foi criado um decreto que regulamenta este setor. A norma de nº 4263 passou a valer em abril de 2012 e deixa claras as regras.
Se uma caçamba estiver na ‘área azul’(estacionamento rotativo da cidade de Uberaba), terá o mesmo tratamento que um veículo comum, será cobrado a taxa normalmente. A principal regra acrescentada foi na pintura da caçamba, que deve conter de forma grande e bem visível:
- Nome da empresa
- Contato da prestadora de serviço
- Código de cadastro da empresa na Prefeitura
- Além do número de reclamação da Secretaria de Trânsito.
Caçamba aderida às regras dos números de telefones, mas é deixada em cima da calçada
Além dos escritos, as faixas refletoras dispostas em todos os lados da caçamba são para evitar acidentes, principalmente no período noturno. Ao enviar uma caçamba para o cliente, é necessário informar à Secretaria de Trânsito quando será retirada do local e como será o descarte dos entulhos.
Caçamba irregular oferece risco à população
Apesar das exigências, é possível observar irregularidades no município. Empresários do setor revelam que os gastos aumentaram com a aplicação do decreto, mas que essa medida é necessária e importante para a segurança de todos.