Com a degradação do homem às florestas naturais com incêndios, queimadas, extração ilegal de madeira e o crescimento da agricultura, houve a necessidade de reflorestar. O reflorestamento é o plantio de espécies de árvores predominante do local. Essa ação ambiental abrange a arborização urbana ou rural, onde não há vegetação em décadas.
O hábito de plantar e preservar o meio ambiente é tratado como prioridades nas escolas infantis
As áreas de lazer como, parques e praças também necessitam do reflorestamento, devido à poluição do ar e o aquecimento causado pelos mesmos desmatamentos iniciais. Incentivados por programas governamentais e por Lei, as indústrias madeireiras, que antes desmatavam, agora realizam plantações de eucalipto próprio para suas produções.
Voluntários se reúnem para plantar mudas em campos abertos
O reflorestamento estratégico tem como principal função proteger o lugar ao redor. Lugares com incidência de ventos muito forte planejam onde plantar cada árvore. Com tudo isso, as bacias hidrográficas também são beneficiadas.
A técnica de reflorestamento , quando realizada de maneira satisfatória, revitaliza 100% das espécies nativas e que possam estar quase extintas ou que precisam ser mais difundidas. Mais do que isso, é a segurança de que nascentes sejam preservadas e encostas fiquem intactas, evitando a erosão do solo.