A inseminação artificial é usada para reproduzir espécies humanas e animais. Traduz-se no depósito do sêmen ao aparelho reprodutor da fêmea. Esse procedimento é realizado quando os espermatozoides não conseguem completar o caminho até as trompas. No caso do animal, este procedimento ocorre pelo sêmen ter sido adquirido de um touro distante e com a eficiência de possuir mais chances de gestação.
Sêmen congelado
Para os humanos a inseminação artificial também pode ocorrer caso o homem seja infértil. A escolha do sêmen ocorre de acordo com as características do doador, porém os critérios de sigilo são rigorosos, não podendo ser divulgado a identidade sob nenhuma circunstância.
Para conservar o material mais preciso do método, o sêmen é necessário o congelamento em nitrogênio. Porém, o valor é alto o que torna a inseminação artificial também de custo elevado.
Coleta de sêmen
Ainda na inseminação artificial em bovino existe um procedimento que facilita a fecundação em várias fêmeas ao mesmo tempo, é chamada de inseminação artificial em tempo fixo. Ocorre quando o cio é provocado com um medicamente específico depositado no órgão reprodutos, o útero.
Ato da inseminação
Com o aumento da chance, a IATF elimina a necessidade de observação dos animais, programação dos partos, melhores bezerros, redução de gastos e outros benefícios. É também usada como técnica para melhoramento genético de todo o rebanho.