Com mais de 3000 anos de existência, o sorvete foi inventado pelos chineses que misturavam neve com frutas. Logo depois as caldas geladas foram inventadas pelos árabes e os franceses transformaram, juntando as duas receitas, nos famosos sorvetes franceses sem leite, os sorbets. Os sorvetes incrementados com mel e o suco da própria fruta eram servidos somente aos convidados reais da Grécia.
Em 1292, o sorvete foi levado para a Itália especialmente para o banquete do casamento de Catarine de Medici e Henrique II. Um século depois, quando o empresário Francesco Procópio abriu um café, foi que a população francesa experimentou essa iguaria gelada.
Logo, os sabores dos sorvetes chegaram aos paladares dos norte americanos. Foram eles que fundaram a primeira indústria de sorvete, há mais de 40 anos. Por isso a maioria das fábricas de sorvetes do mundo são dos Estados Unidos.
Somente em 1834, os cariocas se refrescaram com um belo sorvete. Na época, foram adquiridas cerca de 200 toneladas de blocos de gelo para a fabricação dos sorvetes. Sem meios de conservação, os sorvetes eram produzidos na hora do consumo. As casas que vendiam tiveram que definir uma hora diária para que os clientes fossem até o local. Em 4 de janeiro de 1878 foi anunciado "Sorvetes – Todos os dias às 15 horas, na Rua Direita, nº 44".
De acordo com o site da Associação Brasileira das Indústrias de Sorvetes, o Brasil consumiu 1.167.000 litros de sorvetes no ano de 2011. Confira aqui a lista completa das sorveterias em Uberaba.
Taça de sorvete e frutas